Skip to content

por que praticar yoga

por que
praticar yoga

Pensamentos e emoções dominam a nossa realidade e nem sempre representam a realidade externa. Assim, cria-se ilusão, ansiedade, depressão, falta de presença.

Chamar a atenção para o corpo enquanto se executa posturas que exigem atenção, faz com que nos desvencilhemos, aos poucos, dos fluxos emocional e mental.

Com um mínimo de distanciamento desses fluxos, conseguimos ter uma observação atenta, percebendo como os padrões de repetição operam.

É através do autoconhecimento desses processos que conseguimos perceber como sair dos problemas gerados por esses fluxos.

O yoga, através do seu processo psicofísico, resolve muitas questões práticas do dia a dia, mas o seu maior tesouro está além disso tudo. É na observação do corpo, da mente, das emoções e dos sentimentos com distância, que nos deparamos com questões filosóficas e espirituais importantes para a nossa caminhada.

Ao dedicar-se à uma prática que convida a olhar pra dentro – e não pra fora – que traz consciência para a respiração – e não perpetua a pressa, a respiração curta e agitada –, estamos cultivando não apenas bem-estar geral, mas também resistindo a uma sociedade sistematicamente adoecida e apressada. Por isso, praticar yoga é muito além de um exercício ou um relaxamento, é um ato de resistência, coragem e liberdade!

O que é o Hatha Yoga?

O Hatha Yoga é considerado umas das linhas mais tradicionais do Yoga e pode-se dizer que praticamente todas as linhas que conhecemos e que vemos aulas sendo oferecidas têm alguma raiz no Hatha Yoga, já que este foi um sistema muito difundido no Ocidente, especialmente pela facilidade que a sistematização de conceitos muito amplos e espirituais puderam ser aplicados de uma maneira mais prática e cotidiana.

Dessa forma, de maneira prática, as aulas costumam ter um ritmo menos acelerado em que se utiliza muito a permanência nas posturas, com uma intensidade moderada de exigência física e com muito foco nos exercícios respiratórios no início de práticas meditativas, sendo também muito indicado para pessoas que estão iniciando o contato com o Yoga.

No entanto, é importante compreender mais profundamente as origens do Hatha Yoga para além da sua aplicação prática nas aulas.

Nos tratados antigos, o Hatha é descrito como uma prática que se dá com posturas físicas (asanas), práticas respiratórias (pranayamas), práticas de preensão e estímulo de certos pontos corporais (bandhas e mudras) e práticas de limpeza (kriyas).

Assim, através da disciplina e da força de vontade (tapas), o adepto teria acesso ao estado mais elevado (Raja Yoga), ou a união com o absoluto e sem forma. Tornaria-se também um liberto em vida (jivanmukti), se transformando no próprio deus Shiva com a totalidade da sua consciência – mas encarnado, em matéria. Ou seja: alguém que está em vida, mas com a consciência “acordada” e liberada do ciclo de mortes e renascimentos.

Hoje em dia, em meio a uma sociedade imediatista, o yoga perdeu seus objetivos amplos, filosóficos e espirituais. O Hatha Yoga é usado na solução de problemas, é terapêutico, traz foco e produtividade para o dia a dia. É uma ferramenta de autoconhecimento para melhorar as questões práticas do dia a dia.

A filosofia da yoga

Existe uma filosofia por trás da prática física de yoga. O que isso significa? Que yoga não é algo que se faz só com o corpo. Como dizia o professor Hermógenes, ter como objetivo os benefícios físicos da prática de yoga é como jogar a banana fora e comer a casca.

Talvez algumas pessoas comecem por aí, mas encontram outras percepções ao colocar a sua inteira atenção no “fazer com o corpo”.

Ao passo que sua mente está com a atenção direcionada ao que acontece a cada postura, vamos percebendo suas ondulações, os pensamentos, as distrações, os insights que aparecem quando a mente está inteiramente focada.

Conseguir enxergar a mente com distanciamento e aprender como ela opera, além de ser uma chave mestra de autoconhecimento, nos diz que algo observa a mente, o corpo, as emoções.

O que ou quem observa? Você sabe?

O yoga nos faz questionar quem somos e o que queremos ser através da observação distanciada de tudo o que acreditávamos ser.

E isso também nos coloca diante do mundo. O que podemos fazer como micro-parte para que o macro seja diferente?

O estudo filosófico do yoga antigo tem muito a responder sobre questões materiais, existenciais e espirituais da atualidade.

Vamos juntes! Mande uma mensagem para a gente pelo formulário abaixo, pelo whatsapp ou pelo Instagram.